Este projeto idealizado e proposto pela Dra. Elisiane, dos Santos Procuradora do Ministério Público do Trabalho e executado por: Instituto de Tecnologia Social – ITSBrasil que teve como parceiro: Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.
Justificativa: Dados das experiências em empregabilidade na cidade de São Paulo e Grande São Paulo indicam que as empresas destinam vagas de emprego com tarefas de baixa complexidade para as pessoas com deficiência, com a alegação de que o mercado não oferece pessoas com deficiência com qualificação e escolaridade suficientes para desempenharem tarefas de cargos mais elevados e complexos. Os motivos que estampam esta realidade são diversos, os quais não caberiam neste espaço. Dois motivos, porém, merecem destaque: a falta de informação sobre a capacidade das pessoas com deficiência e a ausência de oportunidades. O projeto Inclusão sem Limites vem a propor a formação acadêmica da pessoa com deficiência e sua colocação no mercado de trabalho, por estágio ou emprego efetivo, na tentativa de demonstrar que a anomalia apresentada pelo mercado pode ser sanada com medidas simples de vontade de realizar e destinação de modestos recursos físicos e financeiros. A utilização da metodologia do Emprego Apoiado se justifica na medida em que um profissional especializado em eliminar as barreiras que as pessoas com deficiência encontram na sua trajetória, potencializa as suas capacidades, habilidades e atitudes
Tem como objetivo aumentar a qualificação acadêmica e profissional da pessoa com deficiência por meio da inserção no ensino superior e no mercado qualificado de trabalho. Realiza ações para inserir no Ensino Superior pessoas com deficiência, mediante ações de capacitação ao mundo acadêmico e aplicação de serviços da metodologia do Emprego Apoiado.
Pode-se dizer que o Emprego Apoiado é uma tecnologia social que integra um conjunto de ações de assessoria, orientação, formação e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho, realizadas por profissionais especializados. A presente metodologia foi adaptada para ser utilizada neste projeto, entendendo que se alteram os fins, não a inserção no emprego – de imediato – mas no ensino superior, sendo a sua aplicação junto à pessoa com deficiência efetivamente adequada da mesma forma. Baseia-se estritamente na disponibilização de apoios que visem a eliminação de barreiras para a pessoa com deficiência, sejam elas físicas, arquitetônicas, atitudinais, de processo, programa ou metodologia, potencializando suas virtudes, aptidões e habilidades. A metodologia do Emprego Apoiado (adaptada ao contexto do projeto), tem como base trazer autonomia à medida que as possíveis barreiras (físicas, ambiente, atitudinais, aprendizagem, entre outros).
O projeto iniciou suas atividades em 2019, junto ao CIEE Tabapuã, São Paulo capital.
Os temas das Oficina são:
Oficina de reconhecimento do território e utilização de mapa mental
Combinado de regras das oficinas e tema sobre o que é trabalho?
Elaboração de currículo
Entrevista e processo seletivo
Redes sociais e vida profissional
Projeto de vida
Em 2021, muitas foram as apreensões e perspectivas, pois o contrato para execução chegava ao fim, ao mesmo tempo em que nos deparamos com uma crise econômica e mudanças no formato de emprego em consequência da pandemia provocada pela COVID-19, o que dificultou a inserção dos beneficiários, tanto no estágio como no emprego formal.
Neste cenário, todos os beneficiários do projeto, externam dúvidas com relação as suas capacidades de prosseguirem com os estudos e alcançarem a graduação.
Esta realidade nos causou consternação pela sensação da iminência de se jogar ao léu um esforço dignificante de capacitar as pessoas com deficiência na graduação superior, tendo participado desde o início da caminhada, acompanhando e apoiando em suas dificuldades e vitórias, por isso, apresentamos a Dra. Elisiane dos Santos, proposta a prorrogação do projeto, também preocupada com a situação, ela nos apresentou e aproximou da Organização Internacional do Trabalho – OIT com quem firmamos Acordo de Execução para continuidade dos trabalhos até a conclusão de estudos dos beneficiários do projeto.