O conceito de Tecnologia Social aponta para uma busca de “efetivas soluções de transformação social”. Uma transformação social que nos leva à construção de relações mais justas na produção, reprodução e distribuição de riquezas e à criação uma “nova economia”. E não é somente uma relação econômica, pois no processo de busca de soluções, os cidadãos tomam consciência do seu lugar social e seu comprometimento com a luta contra as desigualdades.
Neste sentido, a Tecnologia Social dialoga com os princípios da Economia Solidária. Por esta razão, muitas são as Organizações da Sociedade Civil que, junto com a população marginalizada da economia forma, que estão empenhadas em construir alternativas para que todos possam ter uma vida digna.
A Economia Solidária se caracteriza por relações de colaboração mútua, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica. Seu objetivo é criar atividades económicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os trabalhadores/as, numa perspectiva de desenvolvimento local e de construção de relações sociais justas, emancipadoras e equitativas.
A Inclusão Produtiva segue os princípios da Tecnologia Social e da Economia Solidária
O ITSBRASIL, em parceria com órgãos públicos e outras organizações da sociedade civil, realizou alguns projetos de Inclusão Produtiva :
- Incubadora Pública de Emprendimentos Econômicos e Solidários
- Desenvolvimento Local Participativo