ITS Brasil

2005

Participação no Programa Ciência e a Exceção, projeto executado pela Academia Brasileira de Ciências, ABC, e o American Institutes for Research, AIR, no qual reuniu instituições acadêmicas e a sociedade civil, brasileiras e norte-americanas, para a troca de conhecimento, práticas e conceitos, visando a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência.

2008-2010

Realização do projeto “Centro Nacional de Tecnologia Assistiva: Estudos e pesquisas para a elaboração de proposta de implantação, com publicações e duas missões internacionais para conhecer práticas in loco. Esse projeto foi viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

2010-2011

Realização de parcerias de cooperação internacional com o Instituto Universitário de Integração na Comunidade, INICO, da Universidade de Salamanca, Espanha; com a AESE, Associação Espanhola de Trabalho com Apoio; com a Associação Portuguesa de Trabalho com Apoio, APEA e; o Projeto Aura de Barcelona, Espanha.

2011

Organização de uma formação em trabalho com apoio, ministrada pelo Instituto Universitário de Integração na Comunidade, INICO, da Universidade de Salamanca, Espanha, em São Paulo. A formação teve duração de 100 horas e contou com 90 participantes.

2011-2013

Realização do projeto “Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva”, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Em 2013, os principais resultados apresentados pelo projeto foram o  I  oferecimento do curso à distância sobre a metodologia do emprego apoiado, com aproximadamente dois mil inscritos e 756 participantes aprovados;  II   a elaboração de uma proposta de lei de uma política nacional de emprego apoiado; a realização do “Segundo Seminário Internacional de Emprego Apoiado” e; uma missão internacional, permitindo parcerias de cooperação internacional com a União Europeia de Emprego Apoiado, EUSE, com a Fundação Emplea, da Espanha, e com a Associação Holandesa de Trabalho com Apoio.

2015-2016

Execução do projeto “Capacitação e treinamento de emprego apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo no município de São Paulo”, por meio do Programa Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, PRONAS/PCD, junto ao Ministério da Saúde do Brasil. Este projeto inseriu no emprego formal 188 pessoas com deficiência, além do oferecimento de uma turma do curso à distância sobre a metodologia do emprego apoiado à nível nacional.

2016-2018

Execução de forma continuada do projeto “Capacitação e treinamento de emprego apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo no município de São Paulo”, por meio do Programa Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, PRONAS/PCD, junto ao Ministério da Saúde do Brasil, contribuindo para a inclusão de mais de 15 profissionais com deficiência.

2017-2019

Execução do projeto “Capacitação e treinamento de emprego apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá”, por meio do Programa Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, PRONAS/PCD, junto ao Ministério da Saúde do Brasil, contribuindo com a inclusão no mercado de trabalho formal de 475 pessoas com deficiência.

2017-2019

Execução do projeto “Capacitação e treinamento de emprego apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo nos municípios de Cubatão e Guarujá”, por meio do Programa Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, PRONAS/PCD, junto ao Ministério da Saúde do Brasil, contribuindo com a inclusão de 365 pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho.

2019

Realização do Projeto “Atenção ao servidor com deficiência”, junto à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, que consistiu em visitar 168 servidores com deficiência lotados em diferentes cargos e funções, para verificar a necessidade de tecnologias assistivas e adequação dos postos de trabalho, objetivando potencializar as suas capacidades e habilidades junto ao serviço público.

2019-2023

Execução do Projeto “Inclusão Sem Limites”, vinculado ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo juntamente com o Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, para apoiar e financiar a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior e posteriormente em estágio junto às empresas.