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SATECS – Sistema de Análise de Tecnologias Sociais

Durante os trabalhos preparatórios da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4CNCTI), as OSCs que trabalham com tecnologias sociais elaboraram um documento requerendo, dentre o conjunto de SATECS UNImedidas, a promoção do SATECS

Trata-se de uma plataforma web desenvolvida no Instituto de Tecnologia Social com os objetivos de:

  • caracterização de tecnologias sociais de forma pluridimensional, com produção de indicadores e gráficos on line;
  • monitoramento de políticas públicas, da sociedade civil e privadas;
  • guia educativo para as TSs.

Foi aplicado em 04 projetos:

  • 2007: Rede de Inovação Social SESI/PR
  • 2011 Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão e o Desenvolvimento Social, (MCT/SECIS)
  • 2012: SATECS/UNI, uma versão específica para universidades.
  • 2017: Para a 9ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Na ocasião o universo foi de 986 Tecnologias Sociais, cadastradas no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil e a amostra de 356.

Para avaliação de uma Tecnologia Social, seja ela um processo ou um produto a plataforma web tem um aplicativo que orienta os trabalhos de avaliação. Foram criadas 4 dimensões que são subdivididas em 3 características. O processo de avaliação consiste em verificar o quanto o processo /produto respondem às 4 dimensões e suas 12 características.

São elas:

1 – Dimensão do conhecimento e da CT&I

  • Objetivo de solução de uma demanda social;
  • Organização e sistematização: consistência epistemológica; documentação da metodologia, avaliações e aprendizados.
  • Grau de inovação: incremental, radical, de produto, processo, gerenciamento, organização, criatividade;

2 – Dimensão da cidadania

  • Democracia e cidadania: fortalecimento dos direitos humanos, civis, políticos ou sociais; participação dos beneficiários na gestão e decisões;
  • Metodologias participativa: participação dos beneficiários nas equipes de trabalho; metodologias participativas,
  • Difusões/disseminações: Preocupação com a reaplicação e meios utilizados.

3 – Dimensão da Educação:

  • Processo pedagógico: aprendizados dos beneficiários/usuários e dos diversos atores, atividades educativas,
  • Diálogos entre saberes: entre os conhecimentos acadêmicos, técnicos e os saberes populares.
  • Apropriações/empoderamento: apropriação da metodologia, criação de raízes locais;

4 – Dimensão da Relevância social:

  • Eficácia: atingimento dos objetivos, solução das necessidades/problemas; eficiência comparada; efeitos positivos;
  • Sustentabilidade: econômica, social e ambientalmente.
  • Transformação social: contribuição com uma sociedade mais justa; presencia de efeitos de transformação social na região

Para aprofundamento, veja em: