ITS Brasil


Avanços e desafios das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho

Avanços e desafios das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho

Hoje, 22/09/2023, na sede do Sindicato dos Metalúrgico do ABC, Luiz Otávio de Alencar Miranda, presidente do ITSBrasil participou do debate “Avanços e desafios das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho”. 

Luiz Otávio apresentou dados que demonstram “que ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir a inclusão da Pessoas com Deficiência no mundo do trabalho”. Segundo o IBGE, o Brasil tem 46 milhões de pessoas nesta condição, sendo que somente 18,4% estão inseridas no mercado de trabalho.
Luiz Otávio Alencar alertou que “existem diversos desafios que precisam ser superados para que esta inclusão aconteça de forma efetiva … um dos desafios é o fato de muitas Pessoas com Deficiência não ter acesso à educação e à formação profissional”. 

Apresentou as ações que o ITSBrasil está realizando há mais de 15 anos. Ações que “tem alcançado resultados significativos, ajudando milhares de cidadãos e cidadãs com deficiência a se inserir no mercado de trabalho … promovendo qualificação profissional, a formação de lideranças e o apoio à inclusão no mundo do trabalho”.

Luiz Otávio também apresentou as ações do “Polo de Empregabilidade Apoiada”, um importante projeto que abrange muitas cidades do Estado de São Paulo.
Representando o ITSBrasil, também participou do evento, Maria de Lourdes Ventura de Oliveira, Coordenadora do Projeto “Serviços de preparação para inserção e reinserção de Pessoas com Deficiência no emprego formal em Diadema”, um dos projetos ITSBrasil.