ITS Brasil

IPEPS – Incubadora Públicas de Empreendimentos Econômicos Solidários

Local: município de Osasco – Região Metropolitana de São Paulo

Parceria entre o ITS e a Prefeitura de Osasco, iniciada em 2006, com o objetivo de fomentar a Economia Solidária e favorecer o Desenvolvimento Local Participativo por meio de capacitação e incubação de empreendimentos solidários, desenvolvimento e disponibilização de Tecnologias Sociais, fomento à organização de redes solidárias de produção, consumo e comercialização, apoio ao desenvolvimento de pesquisa, inovação e apropriação de tecnologias nas unidades produtivas.

A incubação de empreendimentos populares e solidários faz parte do Programa Osasco Solidária, que integra a política de geração de trabalho e renda da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão da Prefeitura Municipal de Osasco (SDTI/PMO).

Trata-se de uma estratégia vinculada aos programas de transferência de renda municipais, estaduais e federais – entre os quais estão o Bolsa Família, o Renda Mínima e o Renda Cidadã –, que visa oferecer formação e capacitação aos cidadãos do município de Osasco que se encontram em situação de pobreza para se organizarem e buscarem alternativas eficazes de geração de trabalho e renda, contribuindo para sua emancipação, de forma sustentada e continuada.

Esta política envolve a parceria do poder público municipal com organizações da sociedade civil como o Instituto de Tecnologia Social, que tem colaborado para sua implementação, monitoramento e avaliação. Outros aspectos relevantes são:

  • a construção de equipamentos públicos como a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários e o Centro Público de Economia Solidária de Osasco;
  • a participação dos grupos beneficiados na implementação e avaliação das ações do Programa Osasco Solidária, assim como na elaboração de estratégias conjuntas de produção e comercialização;
  • a criação de uma metodologia de incubação visando a sustentabilidade dos empreendimentos;
  • a estruturação de redes de comércio justo e solidário, na perspectiva do desenvolvimento local.

 

PÃO SOL  – Padaria Solidária

Como funciona?

 

Uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Osasco (FSS) e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) permitiu a implantação de mais um projeto de inclusão social na cidade. Trata-se do Pão Sol, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social proporcionando ferramentas para geração de renda.

 

O projeto, que tem o apoio do Instituto de Tecnologia Social e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), funciona em uma oficina setorial de alimentação, inaugurada na manhã de terça-feira, 11 de dezembro de 2007. Trata-se de uma padaria solidária cujo objetivo é promover a inclusão social e econômica. Em geral, o público alvo já participa dos programas de transferência de renda mantidos pela prefeitura, e encontra no projeto uma porta de saída dessa situação.

 

O “Pão Sol” forma técnicos em panificação e confeitaria, por intermédio do programa de capacitação ocupacional. Para o prefeito Emídio de Souza, a iniciativa vai de encontro às estratégias traçadas pela administração municipal para contemplar um dos pilares do governo, que é a inclusão social.zz

 

No projeto Pão Sol, ao final de cada curso, os participantes têm três opções: formar um empreendimento econômico e solidária, com acompanhamento da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (Ipeps) de Osasco; criar um empreendimento individual, com encaminhamento para os cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); ou partir para o mercado formal, por meio do Portal do Trabalhador de Osasco.

 

 

ESCOLA TEXTIL

Oficina Escola Têxtil

  • Como funciona?

 

Os empreendimentos populares e solidários na área têxtil vão muito além da confecção de uniformes escolares em Osasco. A profissionalização se dá na cadeia têxtil, na produção, passando pela formação em várias máquinas e equipamentos e pelo conhecimento do mundo do trabalho.

 

A formação inclui o debate sobre cidadania, raça, etnia, e a elaboração de um projeto específico para empreendimentos na área de costura. Na Oficina Escola, que integra esse projeto, quase mil pessoas já passaram pelos cursos, desde 2006. Atualmente, 150 pessoas estão no curso de formação, agregado ao trabalho. A cada dia, são quatro horas de aprendizagem, uma hora de almoço e três de trabalho. Ao final de cada ano, a produção é de 400 mil peças de uniformes para os alunos da rede pública municipal. Os participantes recebem uma bolsa de 490 reais por mês e vale-transporte. Ficam no projeto, em média, um ano e sete meses

.O coordenador da Oficina Escola, Celso Pedro, explica que no meio do processo de formação, os participantes optam se querem ir para o mercado formal de trabalho. Ou então podem formar um grupo e passam por um processo de incubação

.Quem acompanha o processo é a Incubadora Pública de Economia Solidária

.Os participantes do projeto podem escolher a chamada “economia popular”, tornando-se pequenos empreendedores, associando-se a algum parente ou amigo. Recebem então formação focada, visando acesso a crédito e organização de experiência produtiva

.Celso ressalta que o ITS BRASIL atuou em várias etapas no projeto, a começar pelo desenho da proposta “bastante audaciosa porque é uma parceria do poder público com uma Oscip, a Associação Eremim”.