SATECS – Sistema de Análise de Tecnologias Sociais
Durante os trabalhos preparatórios da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4CNCTI), as OSCs que trabalham com tecnologias sociais elaboraram um documento requerendo, dentre o conjunto de medidas, a promoção do SATECS
Trata-se de uma plataforma web desenvolvida no Instituto de Tecnologia Social com os objetivos de:
- caracterização de tecnologias sociais de forma pluridimensional, com produção de indicadores e gráficos on line;
- monitoramento de políticas públicas, da sociedade civil e privadas;
- guia educativo para as TSs.
Foi aplicado em 04 projetos:
- 2007: Rede de Inovação Social SESI/PR
- 2011 Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão e o Desenvolvimento Social, (MCT/SECIS)
- 2012: SATECS/UNI, uma versão específica para universidades.
- 2017: Para a 9ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Na ocasião o universo foi de 986 Tecnologias Sociais, cadastradas no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil e a amostra de 356.
Para avaliação de uma Tecnologia Social, seja ela um processo ou um produto a plataforma web tem um aplicativo que orienta os trabalhos de avaliação. Foram criadas 4 dimensões que são subdivididas em 3 características. O processo de avaliação consiste em verificar o quanto o processo /produto respondem às 4 dimensões e suas 12 características.
São elas:
1 – Dimensão do conhecimento e da CT&I
- Objetivo de solução de uma demanda social;
- Organização e sistematização: consistência epistemológica; documentação da metodologia, avaliações e aprendizados.
- Grau de inovação: incremental, radical, de produto, processo, gerenciamento, organização, criatividade;
2 – Dimensão da cidadania
- Democracia e cidadania: fortalecimento dos direitos humanos, civis, políticos ou sociais; participação dos beneficiários na gestão e decisões;
- Metodologias participativa: participação dos beneficiários nas equipes de trabalho; metodologias participativas,
- Difusões/disseminações: Preocupação com a reaplicação e meios utilizados.
3 – Dimensão da Educação:
- Processo pedagógico: aprendizados dos beneficiários/usuários e dos diversos atores, atividades educativas,
- Diálogos entre saberes: entre os conhecimentos acadêmicos, técnicos e os saberes populares.
- Apropriações/empoderamento: apropriação da metodologia, criação de raízes locais;
4 – Dimensão da Relevância social:
- Eficácia: atingimento dos objetivos, solução das necessidades/problemas; eficiência comparada; efeitos positivos;
- Sustentabilidade: econômica, social e ambientalmente.
- Transformação social: contribuição com uma sociedade mais justa; presencia de efeitos de transformação social na região
Para aprofundamento, veja em: