ITS Brasil

ITS Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, também conhecidos como Objetivos Globais, foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas, em 2015.  Uma chamada para todos nós visando à realização de ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta. A proposta é garantir que, até 2030, todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

São 17 ODS que estão integrados – eles reconhecem que a ação em uma área afetará os resultados em todas as outras.  As 17 ODS se constituem como uma proposta onde o Desenvolvimento Humano deve equilibrar a Sustentabilidade Social, econômica e Ambiental.

Veja em :            https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel  ou

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods

Apresentamos abaixo um resumo dos projetos realizados pelo ITS Brasil e indicações sobre quais objetivos cada projeto procura atingir.


Projeto Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEIs) ODS 1, 4, 8, 11, 16 e 17

O Projeto Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) é uma Política Pública da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). O projeto é executado pelo ITS BRASIL. São 17 unidades espalhadas por várias regiões do Estado de São Paulo. As ações das unidades do PEI visam promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Além disso, apoia empresas na contratação e retenção destes profissionais, beneficiando tanto candidatos quanto empresas.


Projeto Inserção de PcD Diadema – SP   ODS 1, 4, 8, 11, 16 e 17  

Este projeto está sendo realizado no âmbito da apresentação de projetos referentes ao Programa Nacional de Apoio à atenção oncológica (PRONON) ou ao programa nacional de apoio à atenção da saúde da pessoa com deficiência (PRONAS/PCD)

Os objetivo  do projeto:

  • Contribuir com as finalidades do PRONAS/PCD do Ministério da Saúde, realizando atividades em consonância com a área prioritária de “preparação, capacitação e adaptação para inserção e/ou reinserção da pessoa com deficiência no trabalho”.
  • Inserir e/ou reinserir pessoas com deficiência, usuárias do SUS, no mercado formal de trabalho
  • Contribuir com a melhora da qualidade de vida/saúde, da autonomia e da inclusão social das pessoas com deficiência


Projeto Rede FAB LAB LIVRE SP  ODS 1, 4, 8, 9, 10, 11 e 16

A Rede FAB LAB LIVRE SP é uma rede pública de laboratórios de fabricação digital de acesso gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas em construir projetos envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas. Uma política pública da Cidade de São Paulo implantada pelo ITS Brasil.

Faz parte da missão da Rede Fab Lab estimular os cidadãos a desenvolver ideias criativas e inovadoras, por meio das tecnologias de fabricação digital, eletrônicas, técnicas tradicionais e práticas artísticas. Os laboratórios, presentes em todas as regiões da cidade, são espaços de desenvolvimento, emancipação e empoderamento das pessoas, na busca de inovações autossustentáveis. A Rede é mantida pela Secretaria Municipal de Inovação r Tecnologia (SMTI) da Prefeitura de São Paulo.


Projeto Centro de Formação de Artesão de Parelheiros – CEFAAM  ODS 1, 4, 5, 8, 9,10 e 11

O CEFAAM é um projeto idealizado pelo ITS BRASIL que suas atividades desde 2009, sob a iniciativa do Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros/SP, para a realização de cursos de qualificação profissional em marcenaria e restauração de móveis, acompanhamento na incubadora criativa de artesãos, sempre integrado a formação humana e cidadã.

O CEFAAM atende jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos, de todos os gêneros, com ou sem experiência na área de marcenaria,  buscando proporcionar a essa população um verdadeiro direito ao acesso a uma educação profissionalizante, integrada a uma metodologia que permite o alcance de cidadãos baixa escolaridade e baixa renda, método este que acolhe, reflete sobre sua realidade e ajuda a despertar as potencialidades do aluno.


Projeto Incubadoras Públicas de Empreendimentos Populares Econômicos e Solidários (IPEPS)          ODS 1, 2, 4, 5, 8, 9, 10,11 e 12.

O Its Brasil colaborou com a implantação e consolidação de Políticas Públicas voltadas a geração de trabalho e renda em vários municípios.

Foram parceria entre o ITS e as Prefeitura de Osasco (2006), Diadema (2012) e São Bernardo (2012). Estas ações tinham como objetivo fomentar a Economia Solidária por meio da incubação de empreendimentos econômicos solidários, do desenvolvimento e disponibilização de Tecnologias Sociais, do fomento à organização de redes solidárias de produção e comercialização, do apoio ao desenvolvimento de pesquisa, inovação e da apropriação de tecnologias nas unidades produtivas.

Tratou-se de uma estratégia vinculada aos programas de transferência de renda municipais e federais – entre os quais estão o Bolsa Família, o Renda Mínima e o Renda Cidadã –, que visavam oferecer formação e capacitação aos cidadãos do município de Osasco, Diadema e São Bernardo que se encontravam em situação de pobreza para se organizarem e buscarem alternativas eficazes de geração de trabalho e renda, contribuindo para sua emancipação, de forma sustentada e continuada.

Esta política pública tinha como beneficiários cidadãos inscritos nos programas de distribuição de renda tanto federais como municipais.  Foram criados executados diversos projetos.  Foram celebrados diversos acordos de parceria entre o poder público municipal com organizações da sociedade civil como o ITSBRASIL que colaborou para sua implementação, monitoramento e avaliação da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares Econômicos e Solidários


Projeto Desenvolvimento Local Participativo – DLP  / Cidade Ipava – SP – São Sebastião – DF  ODS 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12 e 17.

O ITS Brasil acredita que seja possível reverter o quadro de desigualdade social e na construção de um mundo de justiça social, bem-estar e sustentabilidade.

É neste contexto que elaboramos projetos de  Desenvolvimento Local Participativo (DLP). Trata-se de um modo de estruturar o desenvolvimento realizado a partir do território, no qual são introduzidas inovações, geradas ali mesmo ou trazidas de fora, sempre com intensa participação da comunidade

Conceber e implementar projetos de DLP e Sustentável pressupõe uma visão sistêmica da realidade, que procure gerar propostas compatíveis com a complexidade inerente à própria vida. Envolve também uma postura empreendedora, de quem se antecipa ao futuro e enxerga a realidade em perspectiva, vislumbrando as oportunidades que se escondem sob os problemas.

Os projetos de DLP tem 3 etapas:

  1. Sensibilizar, motivar e mobilizar
  2. Diagnosticar e planejar
  3. Implantar, monitorar, avaliar

As ações realizadas pelo ITSBrasil foram no Bairro Cidade Ipava, zona Sul da cidade de São Paulo e no Bairro São Sebastião, periferia do Distrito Federal.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.