Hoje, 4 de julho, comemoramos os 23 anos da fundação do Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil.
Durante estes anos, o ITS Brasil colocou seus esforços para afirmar o importante papel da Sociedade Civil Organizada (SCO) na produção e divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Nossa instituição sempre realizou ações voltadas à democratização do Saber, no sentido de garantir a todos os cidadãos, o acesso aos meios de geração e disseminação do Conhecimento, este visto como um direito humano fundamental.
Nesses 23 anos, o ITS Brasil, reuniu as OSC que trabalham na elaboração e aplicação sistemática e participativa de Conhecimento (métodos, técnicas, processos e produtos) com ações voltadas para a inclusão social e cidadania, para solução de problemas identificados pela comunidade.
O ITS Brasil, durante mais de duas décadas trabalha para instituir políticas públicas inclusivas e participativas que garantam a participação da sociedade civil na formulação e execução de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. A criação do Centro Brasileiro de Tecnologia Social (2004) e do Fórum Brasileiro de Tecnologia Social e Inovação (2006) foram espaços de diálogo e de construção de propostas que muito contribuíram nesta construção.
Foram realizados dezenas de encontros, simpósios, reunindo dezenas de OSC, visando a elaboração e a implementação de leis e programas que garantam a construção de um ambiente democrático e participativo para a produção do Conhecimento no Brasil.
Neste sentido, tivemos participação ativa, junto com muitas OSC parceiras, nas 3 Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI de 2001, 2006 e 2010) e estamos nos preparando para a participar da Vª CNCTI que será realizada no final de julho de 2024.
O ITS Brasil também atuou em Projetos de Economia Inclusiva, assumindo os princípios da Economia Solidária. Em parceria com várias prefeituras, implantou várias Incubadoras Públicas de Empreendimentos Econômicos e Solidários (IPEPS). Nosso Instituto, colaborou, e ainda o faz, com a implantação de políticas públicas de geração de trabalho e renda.
O ITS Brasil elaborou e implantou projetos de Desenvolvimento Local Participativo, além de consolidar uma metodologia que serviu de base para muitas outras iniciativas. O Instituto mantém, desde 2007, um projeto de capacitação de jovens na área da marcenaria, oferecendo condições para que esses jovens possam ter opções de trabalho digno e solidário. É o Centro de Formação de Artesãos de Parelheiros
A Tecnologia Assistiva é um campo onde o ITS Brasil tem um trabalho de excelência. Foram inúmeras iniciativas que levaram a construção de ações voltadas a pessoas com deficiência, entre elas a Metodologia do Emprego Apoiado. Os estudos, pesquisas e ações no âmbito da Tecnologia Assistiva que o ITS Brasil realiza são de grande valia para a construção e afirmação de Políticas Públicas Inclusivas. Os 17 Polos de Empregabilidade Inclusivas (Pei), uma parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD/SP), além de mais três projetos de Emprego Apoiado são ações fazem a diferença.
O ITS Brasil também coordena e administra a Rede Fab Lab Livre SP. Uma política pública municipal que privilegia zonas de maior vulnerabilidade social e objetiva disseminar a “cultura maker” por todas as regiões da cidade de São Paulo, a fim de possibilitar o contato com novas ferramentas de informação e capacitação dos usuários das comunidades. Caracteriza-se, portanto, como ações que promovem habilidades e competências para o uso de novas tecnologias, de maneira a garantir o empoderamento tecnológico da população. È uma parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
23 anos de muito trabalho, mas ainda com muitos desafios a serem enfrentados.