Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência (CIPcD) da Estação Barra Funda e Tatuapé em São Paulo, foram oficialmente reinaugurados nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025. Totalmente revitalizado, o espaço da Barra Funda entra em uma nova fase com a inauguração da Sala de Acomodação Sensorial — um ambiente inovador, acolhedor e pioneiro, pensado para proporcionar conforto a pessoas neurodivergentes e com deficiência sensorial durante sua passagem pelo sistema de transporte.
Veja o vídeo do CIPcD do Metrô Barra Funda: https://youtu.be/mS5dqOclXQ4
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e parceiros institucionais que contribuíram para a concretização desse avanço na política pública de inclusão. Estiveram presentes o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve; e o Diretor de Operações do Metrô, Fábio Siqueira, além de representantes do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), organização responsável pela execução do projeto.
Durante o evento, foi realizado o descerramento oficial da nova placa do centro, seguido por uma apresentação cultural do ator Rafael Barbosa (@pretocomdeficiencia) da Cia Cine Teatral Melaço Derramado Junta Formiga, com o espetáculo “A Fonte Infinita Seguindo Grande Otelo – A arte de resistir, sorrir e transformar”. O momento celebrou a potência da arte como ferramenta de memória, afeto e transformação social.
Em sua fala, Luiz Otávio, presidente do ITS Brasil, destacou o impacto e a relevância do trabalho desenvolvido pelos centros:
“Nós, como organização executora, estamos muito felizes com o trabalho dos CIPcDs, em especial com a inauguração da Sala Sensorial, que já é um exemplo a nível nacional. Nosso desejo é que esta política pública se expanda cada vez mais.”
Luiz também parabenizou a equipe envolvida no projeto e reforçou a importância da parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A programação seguiu durante a tarde com a reinauguração do CIPcD da Estação Tatuapé, que recebeu uma intervenção artística especial: a exposição do artista Ricardo Almeida (@caiderart), conhecido como Ricardo Cadeirart. A mostra reuniu obras que dialogam com acessibilidade, corpo e identidade, levando ao público uma experiência sensível e provocadora sobre a vivência da deficiência através da arte.
O evento marcou um novo capítulo na história dos CIPcDs e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo e de suas instituições parceiras com a acessibilidade, a inclusão e o respeito à diversidade.