O Fab Lab Livre SP é uma rede pública de laboratórios de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos.

Através de equipamentos da fabricação digital e as abordagens transdisciplinares de processos de criação, nasce um ambiente colaborativo de desenvolvimento, emancipação e empoderamento das pessoas, na busca de inovações disruptivas e movimentos autossustentáveis.

O ITS BRASIL, a partir da carta de princípios que regem os laboratórios de fabricação digital, originários no Massachucetss Institute of Technology – MIT, EUA, implementou o Fab Lab Livre SP, um projeto aberto por edital pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
A rede foi implementada a partir de setembro de 2015, primeiramente com 4 laboratórios.

Em 2016, foram inaugurados mais 8, totalizando 12 laboratórios de fabricação digital de utilização absolutamente livre e gratuita pela população. São equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Todos possuem profissionais qualificados disponíveis para assessorar os usuários nos seus projetos e realizações.

Trabalhamos na capacitação da equipe técnica de 30 funcionários, responsáveis por oferecer mais de 40 cursos agendados mensalmente para introdução às tecnologias disponíveis nos laboratórios, além de atender os projetos em desenvolvimento pelos usuários.

Além de os laboratórios serem abertos à visitação da população, mas também receberem turmas de escolas e faculdades, realizamos sensibilizações mensalmente no entorno de cada laboratório, a fim de mobilizar a população a utilizar os seus serviços.

Até o final de 2017, foram atendidos mais de 70 mil usuários na rede, contabilizados em nossas listas de presença e tivemos mais de 1000 projetos cadastrados para desenvolvimento nos laboratórios.

Voltar