ITS Brasil

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ARTESÃOS PARELHEIROS - CEFAAM - PA

Parelheiros, periferia da zona sul da capital, em São Paulo, é palco de um projeto idealizado pelo ITS BRASIL que garante restauração e cidadania. Diversas oficinas de produção, restauro de móveis e patrimônios já foram realizadas no local. O projeto Artes Nascentes promove qualificação em um ofício quase esquecido nos tempos modernos: o de artesão.

Atualmente, o curso é compacto, com duração de cinco meses, para evitar a evasão, promover a inclusão de mais profissionais e otimizar os recursos.

Oferecemos três atividades na Oficina de Marcenaria:

  • Capacitação Profissional em Marcenaria Tradicional: abrange as técnicas com ferramentas manuais, ferramentas eletro portáteis e máquinas estacionárias. As técnicas são específicas para o trabalho com Madeira Maciça, com técnicas de corte, usinagem, montagem, acabamento e outros.
  • Capacitação Profissional em Restauração de Móveis e Artefatos em Madeira: abrange técnicas de recuperação e restauração de bens em Madeira, sobretudo Móveis e Artefatos decorativos.
  • Além das técnicas de Recuperação, Restauração e Manutenção, há também aulas teóricas sobre estilos de Mobiliário, estrutura da madeira, limpeza de ferragens etc. Estes dois módulos juntos somam uma carga horária de 420 horas.

A outra atividade oferecida atualmente é a Oficina de Marcenaria com duração de 80 horas aos sábados. Abrange atividades mais objetivas e técnicas específicas de Marcenaria, contemplando a construção de um Artefato funcional, como banqueta, cadeira, etc.

Quase 80% do curso é prático. O curso tem a duração de cinco meses, são quatro horas por dia, sendo uma hora na sala de aula de amplos estudos da tecnologia da madeira, cidadania e meio ambiente, com apostilas, projeto de slides e filmes didáticos e mais três na oficina. Aqui se aprende fazendo”, diz Picco.

Do programa consta ainda o curso de restauro de mobílias e peças em madeira. Qualifica os alunos em uma atividade mais sofisticada, pois exige conhecimento da história dos objetos, para preservar as características originais.

Da primeira turma saiu Samuel Paixão Oliveira, hoje instrutor de marcenaria do Projeto Artes Nascentes. “Eu estava no ensino médio, quando me identifiquei com o projeto porque no mercado os cursos são superficiais. Aqui ‘sentimos’ a peça de madeira bruta em construção”, comenta.