Empregabilidade da pessoa com deficiência – Emprego Apoiado


Logotipo com as letras A em azul e E em amarelo entrelaçadas. Sobre as letras, como apoiadas nelas, estão as palavras emprego e apoiado.

Empregabilidade da pessoa com deficiência através da Metodologia do Emprego Apoiado 

Neste curso o(a) participante terá a oportunidade de compreender a metodologia do Emprego Apoiado para inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nas aulas, iremos abordar os procedimentos para sua implantação passo a passo do ponto de vista de um Técnico de Emprego Apoiado.

Iremos tratar do acompanhamento de pessoas com deficiência na fase de busca de vagas de emprego, o contato com as empresas, mediação entre as partes, adequação do perfil do candidato e da empresa, inserção no mercado de trabalho, apoios e e o acompanhamento da pessoa até a sua autonomia. Este conteúdo será abordado nas aulas em vídeo, textos e webinar, além da elaboração orientada de um projeto de Emprego Apoiado. Ao final, teremos um encontro presencial – opcional – para compartilhar experiências no ITS BRASIL.

Preencha o cadastro para receber informações de novas turmas!

 

Estrutura do curso 

A primeira semana será de ambientação, seguida dos módulos de aulas, fóruns e atividades e uma semana de finalização, revisão de trabalhos e visita ao ITS BRASIL. Ao final, haverá certificação dos alunos aprovados e entregaremos um livro com o conteúdo visto nas aulas para os alunos. O curso é classificado como “curso livre”, conforme a lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei 9494/96, pelo decreto federal 2494/98 e decreto 2208 de 17/04/1997.

Cronograma

O curso foi montado em 12 blocos semanais. A cada semana será abordado um tema, dentro da Metodologia do Emprego Apoiado. O curso está dividido em 12 blocos – 12 semanas – compostas por orientações e introdução, conteúdo teórico de base para estudo, atividades práticas, fórum e uma atividade final de conclusão do curso.

Plataforma

A plataforma de ensino foi montada utilizando o Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem utilizado por universidades e instituições de ensino de todo o mundo. A plataforma e o conteúdo são acessíveis e ficarão disponíveis para uso dos alunos ao longo de todo o curso.

Atividades

O curso tem a concepção construtivista de aprendizado. Com base nas leituras, vídeos e estudos de caso, faremos trabalhos e exercícios, segundo o roteiro de atividades dos módulos. As atividades são destinadas ao entendimento, reflexão e aplicação prática do conteúdo teórico, investigação, pesquisa e aprofundamento.

A cada módulo, teremos espaços para debate e reflexão coletiva. Nos fóruns, tutores irão propor temas para debate, acompanhar respostas, verificar a compreensão das aulas e aprofundar o conteúdo apresentado.

Webinar

O webinar será um espaço a mais, ao longo do curso, para interação direta e coletiva com o tutor. Será uma conversa transmitida ao vivo com tempo para dúvidas e revisão do conteúdo dos módulos.

Carga horária

O curso tem carga horária de 120 horas. A carga horária prevista para leitura e realização das atividades e interação nos fóruns é de 10 horas semanais. Esta é a carga horária do curso, a quantia de horas necessárias para sua conclusão. Com mais tempo disponível, é possível aprofundar leituras, ver o conteúdo recomendado e aprimorar sua formação.

Tutoria

Os tutores irão acompanhar turmas de até 50 alunos. Irão verificar e corrigir as atividades, acrescentar conteúdos nos fóruns, tirar dúvidas, conversar com os alunos e orientá-los. Assim, auxiliarão na compreensão das aulas e da Metodologia do Emprego Apoiado.

 

Faça seu cadastro para receber informações sobre o curso e futuras turmas.




 

Voltar