Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho – Emprego Apoiado


Logotipo com as letras A em azul e E em amarelo entrelaçadas. Sobre as letras, como apoiadas nelas, estão as palavras emprego e apoiado.

Informações Gerais

Inscrições

As inscrições e pagamento poderão ser feitos nesta página.
De 01 de agosto até 09 de setembro

Atividades

Início 18/09/18
Término 12/12/2018
Carga horária: 120 horas

Vivência na metodologia
Webinar
Monitoria
Livro com os módulos

Investimento

3x R$154,00
Desconto para pagamento à vista

Vagas limitadas

Quero me inscrever agora!

O que é a Metodologia do Emprego Apoiado?

“Conjunto de ações de assessoria, orientação e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho, realizadas por preparadores laborais e profissionais especializados, que tem por objetivo conseguir que a pessoa com deficiência encontre e mantenha um emprego remunerado em empresas do mercado formal de trabalho, nas mesmas condições que o resto dos trabalhadores que desempenham funções equivalentes” (EUSE, 2005)

O ITS BRASIL e a Metodologia do Emprego Apoiado

O ITS BRASIL já inseriu no mercado de trabalho formal mais de 900 pessoas de diversas deficiências, em vários cargos e empresas. Os resultados positivos da aplicação da metodologia do Emprego Apoiado vêm se propagando no mercado e na sociedade de maneira crescente. Por isso, o ITS BRASIL se propôs a fazer um curso e criar uma equipe para compartilhar essa tecnologia com o propósito de capacitar mais profissionais a serviço da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade.

O Curso EAD

Neste curso o(a) participante terá a oportunidade de compreender a metodologia do Emprego Apoiado, aprofundar como se procede para sua implantação, conhecer sobre como realizar o encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, identificando suas potencialidades, realizando sua preparação, a inserção e o acompanhamento da pessoa até a sua autonomia.

Essa experiência será através da plataforma on-line de ensino e da possibilidade de visitas técnicas ao ITS BRASIL. Ao longo do curso, faremos um webinar para compartilhamento de experiências e com tempo dedicado às dúvidas dos alunos. Ao final, cada aluno pode agendar uma visita – opcional – para conhecer a metodologia na prática junto à equipe do ITS BRASIL.

Para quem este curso foi pensado – Público Alvo

O curso se destina a profissionais que atuam na área de promoção da saúde, do trabalho e da cidadania da pessoa com deficiência e àqueles que pretendem atuar. Não há restrição à escolaridade ou exigência de uma formação específica.

Estrutura do curso

A primeira semana será de ambientação, seguida dos módulos de conteúdo, fóruns e atividades, além de uma semana de finalização, revisão e visita ao ITS BRASIL. Ao final, haverá certificação dos alunos aprovados e entregaremos um livro com o conteúdo dos módulos. O curso é classificado como “curso livre”, conforme a lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei 9494/96, pelo decreto federal 2494/98 e decreto 2208 de 17/04/1997.

 

Quero me inscrever agora!

 

Cronograma

Os módulos destinados à Metodologia são:

Módulo 1 – Introdução ao Emprego Apoiado

Módulo 2 – Conceito, Princípios e Valores do Emprego Apoiado

Módulo 3 – Perfil Vocacional e Profissional

Módulo 4 – Desenvolvimento de Emprego

Módulo 5 – Análise da Função e Compatibilização do Perfil do Candidato ao

                   Perfil do Posto de Trabalho

Módulo 6 – Formação no Local de Trabalho

Módulo 7 – O processo de Pós Colocação

Módulo 8 – O Perfil do TEA e a Utilização de Indicadores de Avaliação e

                   Qualidade dos Programas de EA

Módulo 9 – Perspectivas do Emprego Apoiado no Brasil

Plataforma

A plataforma de ensino foi montada utilizando o Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem utilizado por universidades e instituições de ensino de todo o mundo. A plataforma e o conteúdo possuem recursos de acessibilidade e ficarão disponíveis para uso dos alunos ao longo de todo o curso.

Atividades Avaliativas

O curso tem a concepção construtivista de aprendizado. Com base nas leituras, vídeos e estudos de caso, faremos trabalhos e exercícios, segundo o roteiro de atividades dos módulos. As atividades são destinadas ao entendimento, reflexão e aplicação prática do conteúdo teórico, investigação, pesquisa e aprofundamento.

A cada módulo, teremos espaços para debate e reflexão coletiva. Nos fóruns, os tutores irão propor temas para debate, acompanhar respostas, verificar a compreensão das aulas e aprofundar o conteúdo apresentado.

Webinar

O webinar será um espaço a mais, ao longo do curso, para interação direta e coletiva com a equipe que trabalha com a Metodologia no ITS BRASIL. Será uma exposição transmitida ao vivo com tempo para conversa, solução de dúvidas e revisão do conteúdo dos módulos.

Carga Horária

O curso tem carga horária de 120 horas. A carga horária prevista para leitura e realização das atividades e interação nos fóruns é de 10 horas semanais. Esta é a carga horária mínima do curso, a quantia de horas necessárias para sua conclusão. Com mais tempo disponível, é possível aprofundar leituras, ver o conteúdo recomendado e aprimorar sua formação.

Tutoria

Os tutores irão acompanhar turmas de até 50 alunos. Irão verificar e corrigir as atividades, acrescentar conteúdos nos fóruns, tirar dúvidas, conversar com os alunos e orientá-los. Assim, auxiliarão na compreensão das aulas e da Metodologia do Emprego Apoiado.

Por que o curso EAD não é gratuito?

Em seu histórico o curso EAD em Emprego Apoiado foi disponibilizado através do subsídio de editais governamentais, sendo ofertado gratuitamente para o usuário. Porém, este subsídio não está mais em vigência desde 2015. O ITS BRASIL tem em sua visão compartilhar conhecimento a todos, e por isso entende que o curso não deve ficar indisponível. Apesar disso, o lançamento e manutenção de um curso EAD, geram grandes custos como: servidor, plataforma EAD, monitores, produção do conteúdo, despesas administrativas na sede do ITS BRASIL, entre outros. O investimento no curso NÃO tem intuito em gerar lucros, mas apenas de manter a estrutura do curso em boa qualidade de funcionamento.

Quero me inscrever agora!

 

Se você chegou até aqui e ainda não tem certeza sobre fazer sua inscrição no curso EAD em Emprego Apoiado, ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE. Nosso e-mail é comunicacao@itsbrasil.org.br e o telefone é (11) 3151-6499.

 

Voltar