Tecnologia Social


“Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida” (ITS BRASIL. Caderno de Debate – Tecnologia Social no Brasil. São Paulo: ITS. 2004: 26)

O ITS BRASIL, com o Fórum Brasileiro de Tecnologia Social e Inovação, além de desenvolver ações voltadas para a inclusão social, tem se preocupado com o  o uso das tecnologias como ferramentas necessárias para solucionar problemas sociais.

O diálogo entre os saberes populares e acadêmicos se tornam imprescindíveis. As dimensões humana e social estão em primeiro plano. O conhecimento existente na comunidade necessita ser valorizado.

Um sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) bem articulado, com sensibilidade social e com todos os atores cumprindo adequadamente seus papeis e atuando de maneira cooperativa é essencial para a inovação.

Ao incentivar o debate sobre Tecnologia Social (TS), o ITS BRASIL ressalta o “campo do fazer” e a atuação das instituições da sociedade civil organizada como produtoras do conhecimento de modo a aproximar os problemas sociais de suas soluções.

“Tecnologia Social é a ferramenta que agrega informação e conhecimento para mudar a realidade. Por isso dizemos que ela é a ponte entre as necessidades, os problemas e as soluções que a gente encontra”, explica Irma Passoni, uma das fundadoras do Instituto.

A TS promove educação, participação, cidadania, inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, participação e cultura. Pode e deve ser utilizada nas mais variadas localidades do país, desde que adaptada e assumida pela comunidade.
Enfim, a Tecnologia Social “não é um modelo pronto. É uma metodologia em transformação, onde as pessoas que precisam das soluções são parte delas, assumindo o processo da mudança”.

Ainda segundo Passoni, “o fundamental é a inclusão”; por isso, o ITS BRASIL nunca oferece “pacotes” de Tecnologia Social. Constrói soluções com as comunidades. As pessoas se apropriam das soluções, se empoderam, introjetam esse conhecimento e replicam onde existe o problema a ser solucionado ou a realidade a ser transformada.

Conheça as 4 dimensões da Tecnologia Social

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