Empregabilidade de Pessoas com Deficiência

O que é o PEI CENTRO / BOA VISTA?

Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) Centro/ Boa Vista é uma ação do Programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo do Governo do Estado de São Paulo, em que o ITS BRASIL realiza sua atual execução.

Este programa visa promover a autonomia da pessoa com deficiência por meio da sua inserção no mercado de trabalho formal e auxiliar na sua permanência na vaga de emprego. Desde janeiro de 2020 e mesmo durante a pandemia da COVID 19 segue atendendo à população de forma parcialmente remota e presencial.

Como funciona o PEI CENTRO / BOA VISTA?

O PEI Centro / Boa Vista atua com base na Metodologia do Emprego Apoiado e apresenta uma equipe de Técnicos de Emprego Apoiado que estão sempre prontos para apoiar as pessoas que buscam por atendimento. Essa metodologia tem como foco as potencialidades da pessoa com deficiência, conforme explica a técnica de Emprego Apoiado Thamyres Pimenta.

Relato da TEA Thamyres sobre o foco da Metodologia de Emprego Apoiado.

O primeiro passo do atendimento é realizar um levantamento de perfil. O objetivo nesta fase é conhecer o candidato com deficiência e criar com ele um vínculo de confiança. A quantidade de apoio necessária vai depender de cada caso.

Relato do TEA Wesley sobre as etapas do atendimento com base no Emprego Apoiado.

O técnico de Emprego Apoiado Wesley de Jesus fala sobre as etapas do atendimento como o processo de admissão e treinamento no posto de trabalho. Com enfoque na conquista da autonomia dos profissionais com deficiência, o apoio técnico traz maior segurança também às empresas que estão contratando.

Casos de inclusão

Relato do profissional com deficiência Fábio, sobre sua experiência no trabalho, o respeito e impacto positivo em sua saúde.

Fábio Belaus é operador de loja há quatro meses no Supermercado Madrid e possui deficiência mental leve. No apoio que recebeu pelo PEI CENTRO / BOA VISTA, foi orientado pela técnica de Emprego Apoiado a adquirir um laudo atualizado para que pudesse concorrer a uma vaga de emprego para pessoa com deficiência.

O relato de Fábio mostra o impacto positivo do trabalho em sua vida, principalmente em sua saúde. Ele afirma que com o trabalho, a dosagem da medicação que toma foi reduzida pela metade. Além disso, fala sobre o bem estar no trabalho com o respeito, apoio e reconhecimento que recebe pela equipe em que está inserido.

Relato do profissional com deficiência David sobre todo o apoio recebido no processo de inclusão no emprego e o impacto do trabalho em sua vida.

David Kengela é da República Democrática do Congo e possui deficiência física. Ele recebeu apoio durante o processo seletivo e também na abertura de sua conta-salário no banco. Mesmo com os documentos de imigração em ordem, diante da recusa do banco em abrir a conta, foi necessário recorrer ao apoio da gerência da empresa que o contratou para que sua conta fosse devidamente aberta.

Com a conta aberta, David foi contratado. Ele relata a mudança que o trabalho trouxe para a sua vida, permitindo que ele compre coisas básicas, consiga alugar uma casa e ajude sua família na África enviando dinheiro para eles.

Os vídeos com os relatos dos TEA’s Thamyres, Wesley e do profissional Fábio, foram produzidos e cedidos pela Comunicação da SEDPcD. Agradecemos o apoio para a realização desta matéria.

Tire suas dúvidas com o PEI CENTRO / BOA VISTA:

Candidatos

 Empresas

Cadastro de pessoas com deficiência e empresas no programa: http://trabalhoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *