Foto de um grupo de 19 pessoas, dentre elas uma cadeirante e uma cega. Algumas estão ajoelhadas na frente e outras em pé atrás. Fim da descrição.

Evento Gratuito de Emprego Apoiado no Guarujá

No dia 30 de novembro o ITS BRASIL realizou evento gratuito no Guarujá, com o intuito de informar a população sobre a metodologia do Emprego Apoiado e explicar como funciona o trabalho do Instituto de Tecnologia Social no PRONAS/PcD.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no encontro que ocorreu no Auditório da UNAERP. Dentre os participantes estavam pessoas com deficiência, palestrantes, representantes da prefeitura do Guarujá, representantes da UNAERP, representantes de empresas e a equipe do  Instituto de Tecnologia Social ITS BRASIL, que organizou as atividades.

A mesa de abertura foi composta pela Secretária Municipal de Relações Sociais Thais Margarido, representando o Prefeito Municipal de Guarujá.  Fabiana Godinho Costa, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá e Maria Vilma Roberto, conselheira do ITS BRASIL.

Na sequência, os presentes assistiram a apresentação de dança dos alunos da ETEC, que de forma lúdica abordou a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência.

Após a apresentação de dança, o coordenador do Projeto PRONAS/PcD do Guarujá e Cubatão, Marcos falou sobre o objetivo do encontro e como funciona o trabalho do ITS BRASIL. Além disso, foram apresentadas as etapas da metodologia e alguns atendidos pelo projeto, juntamente com representantes das empresas em que trabalham e os técnicos de emprego apoiado do ITS BRASIL, foram  convidados a relatar brevemente esta experiência. Foram apresentados 05 casos diferentes, trazendo a realidade de pessoas com deficiência,  todos mostraram a importância do apoio no emprego e a mudança na qualidade de vida dos atendidos.

O evento também contou com duas palestras, a primeira sobre o Sistema Único de Assistência Social, o Benefício de Prestação Continuada e o Trabalho, com Marcia Barros, representante do SUAS. A segunda palestra foi conduzida pela Dra. Sônia Regina, representante OAB Guarujá e atuante no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarujá, que abordou a Lei de Cotas e a Lei Brasileira de Inclusão. Todas as falas foram interpretadas em LIBRAS, pela intérprete voluntária Rose.

No encerramento do evento, foram sorteados brindes oferecidos por empresas parceiras. Os convidados também tiveram a oportunidade de conversar com a Equipe do ITS BRASIL para esclarecer suas dúvidas sobre o projeto do PRONAS/PcD.

O encontro foi fundamental para a articulação do Projeto PRONAS/PcD na baixada santista. Através da mobilização de pessoas com deficiência, entidades não governamentais, empresas e poder público podemos construir um mercado de trabalho mais inclusivo.

Confira alguma fotos do evento:

Próximos Eventos
Em 2019 a cidade de Cubatão será sede de um novo encontro gratuito sobre Emprego Apoiado. Fique de olho no nosso site para mais informações.

Contato ITS BRASIL

  • Guarujá

Avenida Adhemar de Barros, 2131, sala 312, Jardim Santo Antonio – Guarujá Telefone (13) 3326-5724 / 3326-5722  

  • Cubatão

Avenida nove de abril, 2166, sala 23 – Galeria Angelina, Centro – Cubatão Telefone (13) 3323-5013


Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *