Foto de Vilma Roberto, em frente a uma parede branco com a pintura do logo do ITS BRASIL e a frase: "irradiar conhecimento a todos construiondo pontes entre necessidades e soluções". Fim da descrição.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 03 de Dezembro

No dia 03 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em comemoração a esta data, convidamos Vilma Roberto, deficiente visual, jornalista, coordenadora do Projeto de Emprego e Suplente do Conselho Deliberativo do Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL para falar um pouco sobre a importância da data no calendário internacional, bem como do papel do ITS BRASIL na luta as pessoas com deficiência.

Qual a importância do dia de hoje, no âmbito nacional e internacional?

Nesta data as pessoas com deficiência podem comemorar muitas conquistas sociais, econômicas e políticas que aconteceram tanto no Brasil quanto em outros países. Mas também devemos lembrar que a luta precisa continuar, pois nem todas as pessoas com deficiência ainda são atendidas pelas políticas públicas que devem estar disponíveis para qualquer cidadão.

A organização mundial da saúde aponta que de 10 a 12% da população mundial possui algum tipo de deficiência e que 80% desse contingente ainda está na linha da pobreza, ou seja, sem ser atendido em suas necessidades. Isso reforça que a luta deve sempre continuar.

Como o ITS BRASIL contribui com a luta da pessoa com deficiência?

Ao longo dos quase 20 anos de vida do ITS BRASIL o Instituto vem disseminando conhecimento sobre o tema deficiência, tecnologia assistiva e emprego apoiado, que são reconhecidos como tecnologias sociais.

Através de  pesquisas, publicações, eventos e projetos desenvolvidos, o ITS BRASIL  visa atender as pessoas com deficiência na eliminação de barreiras no mercado de trabalho e na sua inclusão e participação social.  

Hoje o Instituto de Tecnologia Social vem tendo um destaque no cenário nacional na inclusão do mercado de trabalho com o desenvolvimento de projetos PRONAS/PcD  nos municípios de São Paulo, Santo André, São Bernardo, Mauá, Cubatão e Guarujá.

O diferencial da metodologia de Emprego Apoiado vem demonstrando as empresas o quanto é possível a inclusão laboral de pessoas com todos os tipos de deficiência.


Quais os resultados alcançados com o trabalho do Instituto de Tecnologia Social ITS BRASIL?

Por meio da execução do Projeto PRONAS/Pcd, desde 2015, já alcançamos a marca de mais de 1000 pessoas, com todos os tipos de deficiência, sendo inseridas nos mais diversos cargos e funções do mercado formal de trabalho.

Podemos observar também que a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias estão sendo impactadas de forma positiva. Pois quando estas pessoas estão inseridas no mercado de trabalho elas deixam de frequentar as unidades de saúde da rede pública.

Tendo em vista que a metodologia prevê o acompanhamento das pessoas com deficiência, antes durante e depois da contratação pela empresa, é possível afirmar que a retenção dessas pessoas no mercado de trabalho é grande, uma vez que quando uma pessoa com deficiência é bem acolhida pela equipe em que trabalha e está bem adequada às funções que irá desenvolver, inclusive com tecnologias assistivas disponibilizadas, ela se mantém por mais tempo no emprego.

Como pessoas com deficiência podem participar dos Projetos de Emprego Apoiado do ITS BRASIL?

Qualquer pessoa que tenha deficiência e esteja procurando emprego pode participar dos nossos projetos, desenvolvidos nas cidades de Santo André, São Bernardo, Mauá, Cubatão e Guarujá.

O projeto atende pessoas com todos os tipos de deficiência e não é necessário ter nenhuma formação específica.

A pessoa interessada será atendida por um técnico de emprego apoiado (profissional formado pelo ITS BRASIL) dentro das etapas da metodologia, que consistem em levantamento de perfil vocacional e profissional, busca de emprego que esteja compatível com suas habilidade, processo admissional e acompanhamento no posto de trabalho.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *