Logo SIGRADI2018

Fab Lab LIVRE SP participa de Congresso Internacional

O projeto Utensílios Acessíveis desenvolvido na unidade do Fab Lab LIVRE SP Três Pontes foi um dos 37 projetos selecionados para participar do  XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráficos Digitais, durante a exposição Homo Faber 2.0 que enfoca a Política Digital na América Latina, compondo a temática central Tecnopolítica.

Os projetos selecionados vieram de nove países diferentes da América do Sul e Central e foram divididos em três categorias:

– 12 projetos relacionados a processos de colaboração de projeto para mudanças na sociedade com atividades voltadas para os cidadãos em particular e estratégias de subversão no uso de tecnologias digitais.

– 19 projetos relacionados a processos e protótipos de pesquisa conceitual utilizando experimentação formal e material, bem como o desenvolvimento tecnológico de novas técnicas e produtos.

– 6 projetos relacionados ao hibridismo artesanal-digital / novas artesanias / identidade cultural que promovem o uso misto de técnicas artesanais e digitais para a criação de artefatos.

O Projeto apresentado pelo Fab Lab LIVRE SP foi desenvolvido pela frequentadora Amélia, que devido a um acidente perdeu os movimentos do braço esquerdo. Através dos cursos e equipamentos disponíveis no Fab Lab, Amélia pode criar ferramentas que solucionavam necessidades do seu dia a dia. Confira a história completa no vídeo abaixo:


De acordo com o site do Congresso: Os processos investigados e os artefatos resultantes demonstram um avanço na complexidade das propostas, escala de fabricação, soluções técnicas e materialidades. Os projetos estão amplamente ligados à cultura local, reconhecida como fonte de inspiração geradora de significado para o fluxo de design e montagem. Os laboratórios surgem com propostas cada vez mais associadas a problemas locais, passando de experiências referenciadas ao hemisfério norte a outras que buscam em sua própria realidade e comunidade uma conexão que valorize sua identidade.

O Fab Lab LIVRE SP está repleto de histórias como a da Amália, onde a fabricação digital transforma a vida de frequentadores, trazendo qualidade de vida. Você também pode desenvolver um projeto inovador nos laboratórios digitais da rede pública.

Saiba mais sobre a rede Fab Lab LIVRE SP, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL.

Fonte: Sigradi 2018 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *