O ITS BRASIL, com o projeto Capacitação e Treinamento de Emprego Apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo no município de São Paulo, recebeu o 1 º Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania .
O Selo tem o intuito de reconhecer iniciativas de diversidade, inclusão e promoção de direitos humanos implementadas por organizações públicas e privadas da cidade de São Paulo.
De acordo com a secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Marisa Fortunato, este “é um projeto estratégico e prioritário para a Prefeitura”, fazendo parte da meta de número 22 do Plano de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo, que tem o objetivo de destacar iniciativas de inclusão e promoção da diversidade no ambiente de trabalho na cidade de São Paulo.
Para contemplar as especificidades de cada grupo social em situação de vulnerabilidade, o selo foi dividido em 10 categorias: crianças e adolescentes, idosos, igualdade racial, imigrantes, LGBTI, juventude, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e egressas, mulheres e pessoas com deficiência. O selo concedido ao ITS BRASIL se enquadra na última categoria por ser uma iniciativa voltada “à defesa e à promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Projetos relacionados ao exercício de cidadania e à inclusão de pessoas com deficiência – seja ela física, intelectual, auditiva, visual e múltipla“.
Além da distribuição dos certificados, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade também tem o intuito de criar uma Rede de Acompanhamento, ou seja, “um espaço de compartilhamento de experiências e boas práticas, bem como de aproximação com as políticas da Prefeitura direcionadas aos grupos sociais de maior situação de vulnerabilidade”. A interação entre iniciativas públicas e privadas traz um grande diferencial para a Rede, capaz de potencializar os projetos realizados em cada uma das organizações.
A entrega do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade
Os certificados dos Selos foram entregues às organizações contempladas em uma cerimônia realizada no dia 05 de novembro pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Estavam presentes 35 de empresas privadas, 15 de organizações sociais e 5 órgãos públicos, responsáveis pelos 55 projetos premiados.
O evento contou com mesa de abertura, distribuição de material explicativo sobre o Selo, breve apresentação sobre os projetos premiados, workshop e cerimônia de premiação. O workshop teve o intuito de unir as iniciativas presentes para discutir as boas práticas em cada uma das categorias, bem como, iniciar o trabalho da Rede de Acompanhamento.
Durante a cerimônia os colaboradores Maria Aparecida Souza e Aquiles Silva estiveram presentes representando o ITS BRASIL.

Fonte: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania