Foto da equipe do Projeto de Emprego Apoiado do ABC. Na foto, há 12 técnicos, a secretária e duas coordenadoras do projeto, todos sorrindo para a câmera.

Projeto de Emprego Apoiado divulgado no Jornal Repórter Diário ABC

O projeto

Neste ano de 2018, o ITS BRASIL iniciou dois novos projetos de empregabilidade de pessoas com deficiência utilizando a metodologia do Emprego Apoiado*. Um destes projetos tem aplicabilidade para a região do ABC.

O projeto é vinculado ao PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde do Governo Federal, pois trata-se de um projeto focado na melhoria da qualidade de vida e da saúde da pessoa com deficiência, através da inclusão social.

* Emprego Apoiado – EA – é o nome dado a uma metodologia para inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência: física; visual; auditiva; intelectual; múltipla; Síndrome de Down e paralisia cerebral. Aplicável, também, para vítimas de violência doméstica, ex-tóxico dependentes e pessoas desempregadas de longa duração. Surgiu nos EUA na década de 80, e vem contribuindo para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, pois rompe barreiras criadas pelos modelos tradicionais, que concebiam as pessoas com deficiência como incapazes, dependentes e inaptas para o mercado de trabalho.

Esta Metodologia assegura que as pessoas com deficiência tenham condições de participar e contribuir ativamente na sociedade. Promove acesso ao que antes lhes era negado: emprego competitivo, educação, lazer, utilização de transportes e participação social.

Leia mais em nosso site: http://itsbrasil.org.br/experiencias/projetos/pronas-emprego-apoiado/

Entrevista

A coordenadora Lourdes Ventura e o Técnico de Emprego Apoiado Paulo Cesar participaram de entrevista para o Jornal Repórter Diário. Falaram sobre o projeto e perspectivas na região neste período inicial de trabalho.

Em três meses de projeto, a equipe tem trabalhado para estabelecer parcerias. É fundamental a conexão com empresas da região com vagas abertas e também com instituições que possam indicar e pessoas com deficiência que precisam de apoio para entrar no mercado de trabalho. Neste período, foram inseridas cerca de 30 pessoas e já estão em acompanhamento mais de 100 pessoas.

Confira no link o vídeo da entrevista:

ITS insere deficientes no mercado e faz balanço positivo no ABC

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *