Imagem de uma árvore formada por mãos. O tronco é uma grande mão espalmada e no entorno dos dedos se espalham mãos menores e coloridas de formatos e jeitos diferentes e pouco repetidos. Imagem retirada da ShutterSotck.

A inclusão social de pessoas com deficiência

Conceito de Deficiência

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.1

É necessário relembrar que a deficiência é um conceito em evolução e hoje é compreendida como expressão da diversidade humana e uma consequência da relação da condição física, sensorial, intelectual e mental das pessoas com o ambiente, o sistema e a sociedade.

A partir deste conceito é que podemos pensar uma sociedade inclusiva e ações que podem auxiliar no processo de eliminação de barreiras para criar condições menos desiguais de vida e vivência para as pessoas com deficiência.

Superação de barreiras

Além de legislação específica para garantia de direitos, da dignidade e liberdade das pessoas com deficiência, há muitas ações de visibilidade e apoio que podem ser implementadas.

Estas ações vêm se multiplicando pela ação de Instituições e órgãos governamentais, principalmente. O ITS BRASIL também atua visando a elaboração de políticas públicas estruturais de garantia de direitos das pessoas com deficiência, principalmente através de projetos exemplares de Emprego Apoiado com o uso de metodologias que enfocam as capacidades e potenciais das pessoas com deficiência.

Hoje, o debate sobre a deficiência e a necessidade de mobilização da sociedade para superar barreiras está se ampliando. Isto ocorre por estas ações e pelos avanços conquistados através da luta das pessoas com deficiência. As propostas e projetos que contribuem para este debate devem ser ressaltadas e compartilhadas ao máximo para ampliar seu alcance.

“O futuro que queremos”

“O futuro que queremos” é um projeto recente que ressalta a importância dos apoios e boas práticas de inclusão de. A série foi produzida pela Organização Internacional do Trabalho e pelo Ministério Público do Trabalho para a internet. Os 8 episódios da série podem ser encontrados no YouTube e Facebook da OIT.

Deixamos aqui o primeiro episódio, mas vale a pena assistir a séria completa e compartilhar!

“O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência” é uma série documental produzida para a internet pela OIT e pelo MPT, com oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil. Cada episódio apresenta personagens que abriram sua rotina de trabalho ou estudo para mostrar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, e não nas pessoas. O 1º episódio da série conta a história de Joemerson, um jovem estudante da cidade de Coaraci, na Bahia.

_______

1. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *