Foto da equipe reunida no auditório da Unifesp, atrás das cadeiras. Todos olham para o fotógrafo e sorriem.

Registro do Seminário: O Papel do Trabalho para as Pessoas em Situação de Rua

Integrando a perspectiva dos Direitos Humanos na área da Saúde, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Políticas Públicas e Sociais da Escola de Enfermagem da UNIFESP desenvolve o Projeto de Extensão Universitária A Cor da Rua. Tendo como base a intersetorialidade e a participação social, o projeto organiza suas ações, desde 2010, em parceria com diversas entidades da sociedade civil que atuam com metodologias participativas junto a grupos vulneráveis (especialmente pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados).

Neste contexto o projeto realiza seminários abertos à população em geral, promove encontros e convivências para desenvolver novas formas de cuidado para a população em situação de rua. O Projeto A Cor da Rua, em parceria com o Instituto e Departamento de Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ- HC-FMUSP) e o Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL), desenvolve em 2017 diversas ações que abordam o tema do trabalho como ferramenta de inclusão social, reabilitação psicossocial e promoção de saúde mental para as pessoas em situação de rua.
Este evento promoveu um debate sobre estratégias de inserção produtiva, geração de renda e trabalho para pessoas em situação de rua.
O Seminário, que ocorreu no dia 21/07/2017 no Teatro Marcos Lindenberg, teve a intenção de promover a reflexão sobre as possibilidades de inserção produtiva, geração de renda e trabalho para pessoas em situação de rua.

Além desta perspectiva geral, o seminário tinha como objetivos:
• Promover um debate sobre as estratégias de cuidado integral para população em situação de rua na cidade de São Paulo.
• Refletir sobre o papel do trabalho como ferramenta de inclusão social, reabilitação psicossocial e promoção de saúde mental para as pessoas em situação de rua.
Objetivos específicos:
• Conhecer diferentes pontos de vista sobre os programas de inclusão pelo trabalho para a população em situação de rua (saúde, assistência social e trabalho)
• Discutir com os diversos atores sociais estratégias de inclusão produtiva, geração de renda e trabalho
• Apresentar o Projeto “Inclusão Produtiva pelo Trabalho para Pessoas em Situação de Rua”.
Publico alvo: Sociedade civil, profissionais da saúde, do trabalho, educação e da assistência social envolvidos no cuidado às pessoas em situação de rua, alunos da graduação e pós-graduação, instituições governamentais e não-governamentais que trabalham no apoio à população em situação de rua.

Nossa equipe multidisciplinar que está atuando diretamente com a rede de atenção a pessoas em situação de rua acompanhou e registrou o evento, que contou com importantes participações e depoimentos. A implantação de ações para aliviar o sofrimento e abrir os horizontes da população em situação de rua é uma prioridade no cenário atual, mas sua efetivação somente ocorrerá com o desenvolvimento de estratégias institucionais adequadas. Assim, entendemos que os serviços que permitam integração e colaboração entre diversos setores da sociedade são de extrema necessidade.

Acompanhe por nosso blog notícias de mais ações e eventos ligados ao trabalho da inclusão produtiva!

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *