Fab Lab: Lugar de pessoas, ideias e conhecimento.

Participamos do debate sobre Fab Labs e as novas formas de aprender no dia 28/07/2017 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Apresentamos o projeto dos laboratórios do FAB LAB LIVRE SP, idealizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo e gerido pelo ITS BRASIL e as possibilidades que representam para expandir a Cultura maker e a Educação Faça-Você-Mesmo.

Nossa visão sobre os fab labs

Acreditamos que os fab labs são espaços para inovação e desenvolvimento tecnológico, mas principalmente lugar para pessoas desenvolverem ideias e conhecimento.

Neste período de funcionamento do projeto, importantes propostas se concretizaram por meio de parcerias com o setor público, por meio das Secretarias Municipais da Educação, Saúde, Trabalho e da Pessoa com Deficiência, e com instituições com propostas alinhadas às perspectivas do projeto.

As atividades educativas desenvolvidas envolveram educadores e educandos utilizando os espaços dos laboratórios e as tecnologias da fabricação digital para potencializar as experiências do aprendizado.

Cada professor envolvido nas oficinas se torna um multiplicador e os laboratórios se tornam extensão das salas de aula da rede pública municipal de ensino. 

Podemos dizer que esta integração entre a educação tradicional, especializada, e os espaços da aprendizagem multidisciplinar, experimental e criativa dos fab labs é um elemento novo que deve ainda seguir em experiência para apontar novos caminhos para a educação.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *