Foto da cidade de São Paulo com o Rio Pinheiros ao centro e a Ponte Estaiada aparecendo no horizonte

São Paulo é primeira colocada no Mayors Challenge 2016

290 cidades da América Latina participaram da competição Mayors Challenge, mantida pela Bloomberg Philantropies. Destas, 5 saíram finalistas e a cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar.

Todos os anos, a competição convida centenas de cidades de uma nova região para definir um problema relevante e desenvolver ideias para solucioná-lo. As cidades enviam uma inscrição inicial com sua ideia para melhorar a forma como o governo trabalha e afetar positivamente a vida dos cidadãos. Em uma segunda etapa, cidades selecionadas seguem como finalistas e recebem orientações e apoio de especialistas para evoluir sua ideia.

Os finalistas competem por premiações de milhões de dólares para ajudá-los a colocar em prática sua ideia e participar de uma rede de inovações para obter inspiração e apoio. As ideias apoiadas pelo prêmio podem, além de melhorar a vida de seus cidadãos, também inspirar mudanças em cidades que enfrentam problemas semelhantes.

O projeto da cidade de São Paulo consiste no uso de tecnologia para fortalecer a “cadeia de valor” da agricultura local, promovendo o uso sustentável das terras e oportunidades de trabalho ao criar uma plataforma digital de troca entre a produção familiar e o consumidor local. Através da tecnologia social, o projeto prevê a melhoria das condições de vida das famílias produtoras (com dificuldade de comercializar seus produtos) e da cidade como um todo, ao trabalhar com a ocupação urbana.

“Criar cadeias de valor na cidade é como ligar os pontos. Percebemos que com a tecnologia é possível atender aos elos de ligação que faltam na cadeia de produção alimentar local.”

Leia mais sobre o projeto no site da Mayors Challenge:
http://mayorschallenge.bloomberg.org/ideas/sao-paulo/?lang=pt-br

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *